Vagas abertas

Este é o canal oficial para divulgação de processos seletivos às vagas de trabalho no IDBrasil. Leia atentamente os critérios definidos em cada processo seletivo antes de enviar a candidatura. Atente aos prazos e canais indicados para envios dos currículos. Os processos seletivos envolvem a candidatura e confirmação automática do recebimento e agradecimento, triagem inicial dos currículos recebidos, pré-seleção e entrevistas, podendo haver dinâmicas ou testes específicos em alguns casos. Em razão do grande número de candidaturas, alguns processos podem levar mais tempo até a definição. Veja como identificar as fases do processo:

Vagas abertas: processos seletivos que estão recebendo candidaturas.
Processo em análise: as inscrições já se encerraram e as candidaturas estão sendo analisadas.
Vagas encerradas: análise concluída e contratação definida.

Para contato com o Núcleo de Gestão de Recursos Humanos, enviar e-mail para trabalheconosco@idbr.org.br

Processo Seletivo: Produtor(a) Júnior

IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social gestora do Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa, informa que selecionará a partir de 15 de janeiro até 21 de janeiro de 2025, profissionais para uma (1) vaga de Produtor(a) Júnior, para o Museu do Futebol. Este processo seletivo também está aberto a pessoas com deficiência. O IDBrasil reforça o seu respeito e compromisso com as diversidades e na inclusão de pessoas e grupos minorizados. Este é um espaço seguro!

Requisitos para a vaga: Profissional com Ensino Superior completo ou cursando em Produção Cultural, Eventos ou áreas correlatas. Boa comunicação para entendimento ao público, organização, boa escrita e interpretação de texto, domínio das ferramentas do Office 365. Experiência em projetos e atividades com o público será um diferencial. Necessário experiência prévia.

Atividades a serem desenvolvidas:

• Apoiar a produção dos eventos gerais e programação cultural do museu;
• Realizar vistorias semanais dos parques expográficos, se responsabilizando pela documentação e encaminhamentos para reparos;
• Auxiliar no controle do plano de metas com a realização das atividades previstas;
• Apoiar na criação e desenvolvimento de programações culturais, sugerindo atividades e parcerias;
• Auxiliar e controlar prazos para o desenvolvimento de artes para as atividades e divulgação;
• Auxiliar no andamento da divulgação e sugerir alternativas de aprimoramento;
• Controlar e organizar a agenda com atualização das atividades realizadas no estádio e praça;
• Monitorar e manter o restante do núcleo informado sobre eventos no estádio e alterações;
• Desenvolver processos de contratação de fornecedores de acordo com as normas internas do museu;
• Auxiliar processo de cotações e orçamentos de acordo com as necessidades identificadas em cada atividade;
• Realizar registros fotográficos de instalações expositivas, eventos corporativos e de programação cultural para o banco de dados e relatórios;
• Auxiliar na elaboração de relatórios das metas de programação cultural e exposições;
• Realizar e orientar fornecedores sobre normas internas em visitas técnicas;
• Apoiar na realização de visitas técnicas com clientes e fornecedores dos eventos corporativos;
• Conduzir e acompanhar montagem de exposições, eventos e programação cultural, oferecendo todo apoio necessário para sua realização;
• Desenvolver e aplicar questionários de avaliação das atividades e de perfil de público;
• Organizar e atualizar mailing com informações dos questionários de avaliação aplicados nas atividades de exposições e programação cultural;
• Participar de reuniões de brainstorming contribuindo para criação de ações e melhorias dos processos e procedimentos do núcleo;
• Executar outras tarefas afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por orientação da Coordenação.

Local de trabalho: Estádio do Pacaembu, S/N, São Paulo/SP.

Regime de contratação: CLT.

Horário de trabalho: Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 18h00 (1h00 de intervalo para descanso)

Salário: R$ 3.441,14  /  Benefícios: Vale Refeição/Vale Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Auxílio Creche, Credencial Plena SESC, Folga aniversário (Day off), Desconto Farmácia (VidaLink), Licença paternidade estendida (15 dias), TotalPass e Vale Transporte.

Processo Seletivo: As pessoas interessadas na vaga deverão preencher o formulário de avaliação através do link e anexar o currículo ao final das perguntas. Após avaliação das respostas e análise dos currículos, as pessoas selecionadas serão convidadas para participar das entrevistas.

Boa sorte!

Processo Seletivo: Museólogo(a)

IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social gestora do Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa, informa que selecionará a partir de 13 de janeiro até 19 de janeiro de 2025, profissionais para uma (1) vaga de Museólogo(a), para o Museu do Futebol. Este processo seletivo também está aberto a pessoas com deficiência. O IDBrasil reforça o seu respeito e compromisso com as diversidades e na inclusão de pessoas e grupos minorizados. Este é um espaço seguro!

Requisitos para a vaga: Ensino Superior Completo em Museologia, Ciências Humanas e Sociais ou correlatas. Desejável pós-graduação ou MBA em Museologia (caso não possua graduação em Museologia, a pós-graduação na área será obrigatória). Registro profissional no COREM4R – Conselho Regional de Museologia da 4ª Região. Nível intermediário de proficiência no Inglês.

Atividades a serem desenvolvidas:

  • Desenvolver processos, implantar e aplicar metodologias de salvaguarda, orientando e acompanhando os procedimentos relacionados ao mapeamento de referências patrimoniais e ao fluxo do acervo (entrada, aquisição, empréstimo, saída, catalogação, entre outros), atentando para os direitos autorais e de personalidade envolvidos e mantendo atualizados os registros no banco de dados;
  • Atender as orientações e modelos definidos pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa quanto à elaboração de planos e relatórios, assim como a legislação vigente referente a acervos materiais e digitais;
  • Desenvolver projetos de pesquisa do acervo que auxiliem a elaboração de exposições, ações educativas, conteúdos para divulgação ou que resultem em peças documentais como catálogos, artigos e vocabulários controlados;
  • Auxiliar a Coordenação do Centro de Referência, a Diretoria Técnica e a Assessoria Museológica no desenvolvimento e/ou atualização do Plano Museológico, da Política de Acervo, da Política de Direitos Autorais e Conexos, Plano de Gestão de Banco de Dados, Política de Preservação Digital, Política de Conservação de acervos e objetos materiais em exposição, dentre outros documentos base para a operacionalização correta da documentação museológica e tratativas de acervo;
  • Estruturar rotinas e fluxos de gestão de acervos museológicos e objetos materiais em exposição no museu, bem como em suas exposições e atividades correlacionadas;
  • Desenvolver instrumentos de avaliação de acervos e objetos em exposição, visando a salvaguarda correta, a execução de verificação semanal do estado de conservação dos objetos e a gestão de movimentação (incluindo mapeamento topográfico, registros de dados em contextos de empréstimo, fotografação e registro de estado de conservação);
  • Planejar, preparar e executar processos de controle ambiental nas áreas expositivas e áreas de guarda;
  • Acompanhar planejamento, pré-produção, montagem e desenvolvimento das exposições, bem como o desenvolvimento de seus conteúdos, em conjunto com as áreas internas do IDBrasil e/ou parceiros e fornecedores externos;
  • Elaboração de laudos de estado de conservação de obras;
  • Higienização preventiva de objetos materiais em exposição e monitoramento de condições ambientais;
  • Trabalhar em parceria com o setor de Exposições e Programação Cultural na montagem fina de acervos à mostra, atualizações necessárias à exposição de longa duração, e demais tarefas correlatas;
  • Realizar estudos, pareceres e outras ações relacionadas à ampliação qualificada do acervo, bem como no acompanhamento de empréstimos, transporte, contratação de seguro, acondicionamento e realização de laudos de acervos de terceiros sob guarda temporária do museu;
  • Orientar membros da equipe nas ações de preservação, documentação, pesquisa e salvaguarda do acervo, auxiliando a diretoria na gestão dos processos de trabalho;
  • Acompanhar a diretoria em visitas a instituições culturais e/ou de pesquisa, bem como acompanhar a equipe em viagens ou quaisquer deslocamentos realizados para os fins de pesquisa e prospecção de acervos e projetos;
  • Elaborar materiais de orientação técnica no campo da documentação e salvaguarda de acervos a fim de suprir necessidades trazidas pelo SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo no que diz respeito a aprimoramento das orientações técnicas destinadas a museus, profissionais de museus, colecionadores, instituições e/ou coletivos integrantes da rede temática na qual o museu participe;
  • Atuar em ações de cooperação técnica e formativas no âmbito do Programa Conexões Museus SP;
  • Promover a interlocução com o Assessor de Museologia para apoio às demais diretorias; Executar outras atividades afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação da coordenação, assessoria ou diretoria.

Local de trabalho: Praça Charles Miller e Estação da Luz – São Paulo/SP.

Regime de contratação: CLT –  Efetivo

Horário de trabalho: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h (1h de intervalo para descanso).

Salário: R$ 6.178,98 / Benefícios: Vale Refeição/Vale Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Auxílio Creche, Credencial Plena SESC, Folga aniversário (Day off), Desconto Farmácia (VidaLink), Licença paternidade estendida (15 dias) TotalPass e Vale Transporte.

Processo Seletivo: As pessoas interessadas na vaga deverão preencher o formulário de candidaturas através do link e anexar o currículo ao final das perguntas. Após avaliação das respostas e análise dos currículos, as pessoas selecionadas serão convidadas para participar das entrevistas.

Boa sorte!

Processo Seletivo: Assistente de Diretoria (Contrato por Tempo Determinado)

IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social gestora do Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa, informa que selecionará a partir de 10 de janeiro até 16 de janeiro de 2025, profissionais para uma (1) vaga de Assistente de Diretoria (contrato por tempo determinado até 4 meses), para o Museu do Futebol. Este processo seletivo também está aberto a pessoas com deficiência. O IDBrasil reforça o seu respeito e compromisso com as diversidades e na inclusão de pessoas e grupos minorizados. Este é um espaço seguro!

Requisitos para a vaga: Superior completo em Comunicação Social, Relações Públicas, Secretariado ou correlatas. Inglês avançado/fluente, desejável espanhol. Experiência comprovada na área. Conhecimento e habilidades avançadas no Office 365, boa comunicação verbal e escrita, organização e bom relacionamento interpessoal serão avaliados neste processo.

Atividades a serem desenvolvidas:

  • Responsabilizar-se pelo agendamento dos compromissos da Diretoria Executiva;
  • Receber, redirecionar e responder e-mails;
  • Assistir o Diretoria Executiva em atividades como: preparação de palestras e conferências e reuniões (buscas, pesquisas e elaboração de material de apresentações);
  • Administrar o e-mail institucional, esclarecendo dúvidas, atendendo solicitações, sugestões e direcionando os assuntos aos núcleos internos responsáveis;
  • Colaborar com as demais Diretorias, com a Coordenação do Núcleo de Desenvolvimento Institucional e Assessoria Museológica, em suas atividades relacionadas com organização da agenda de reuniões;
  • Participar de reuniões, redigir e encaminhar atas e pautas;
  • Redigir e encaminhar ofícios, comunicados internos, correspondências externas, requisições e outros;
  • Manter-se atualizado quando às rotinas da Instituição e acompanhar agenda dos Museus geridos pelo IDBrasil, das diretorias e dos Conselhos do IDBrasil;
  • Centralizar e atualizar mailings;
  • Organizar pedido de material de escritório e de apoio;
  • Apoiar as Coordenações em geral;
  • Providenciar reservas e compras de passagens aéreas;
  • Colaborar e acompanhar ações e projetos culturais em parcerias;
  • Responsabilizar-se pelas despesas de pequenos itens da área administrativa, bem como prestação de contas;
  • Executar outras tarefas afins e correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação das Diretorias, Assessorias e Coordenações das áreas em geral.

Local de trabalho: Praça Charles Miller e Estação da Luz – São Paulo/SP.

Regime de contratação: CLT, contrato por prazo determinado –  04 meses

Horário de trabalho: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h (1h de intervalo para descanso).

Salário: R$ 6.178,98 / Benefícios: Vale Refeição/Vale Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Auxílio Creche, Credencial Plena SESC, Folga aniversário (Day off), Desconto Farmácia (VidaLink), Licença paternidade estendida (15 dias) TotalPass e Vale Transporte.

Processo Seletivo: As pessoas interessadas na vaga deverão preencher o formulário de candidaturas através do link e anexar o currículo ao final das perguntas. Após avaliação das respostas e análise dos currículos, as pessoas selecionadas serão convidadas para participar das entrevistas.

Boa sorte!

Processo Seletivo: Educador(a) Jr

IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social gestora do Museu do Futebol Museu da Língua Portuguesa, informa que selecionará a partir de 10 de janeiro de 2025 até 19 de janeiro de 2025, profissionais para uma (1) vaga de Educador(a) Jr para o Museu da Língua Portuguesa.

Este processo seletivo também está aberto a pessoas com deficiência. O IDBrasil reforça o seu respeito e compromisso com as diversidades e na inclusão de pessoas e grupos minorizados. Este é um espaço seguro!

Requisitos para a vaga: Profissional com formação superior em Letras, Artes Visuais, Artes do Corpo, História, Cinema ou outra área das Humanidades. Necessário experiência prévia comprovada em museus ou espaços culturais como educador(a) e/ou monitor(a).Boa comunicação para desenvolvimento de visitas mediadas com grupos agendados e atendimentos espontâneos. Experiência em elaboração de materiais educativos. Conhecimento básico de informática e bom relacionamento interpessoal.

Atribuições:

  • Atender grupos agendados diariamente, público espontâneo (individual ou em grupo), sejam eles presenciais ou online;
  • Mediar visitas ao museu;
  • Participar ativamente dos Grupos de Trabalho e projetos do Núcleo Educativo;
  • Zelar pelo acervo e espaço expositivo;
  • Participar de reuniões quando solicitado;
  • Executar outras tarefas afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação da coordenação do núcleo educativo.

Local de trabalho: Estação da Luz, S/N, São Paulo/SP.

Regime de contratação: CLT.

Horário de trabalho: Terça a domingo, das 11h45 às 18h (intervalo de 30 minutos), com folgas fixas às segundas-feiras e intercaladas aos finais de semana, conforme escala.

Salário: R$ 2.972,58 / Benefícios: Vale Refeição/Vale Alimentação, Vale Transporte, Auxílio Creche, Folga Aniversário (Day off), Assistência Médica e Odontológica, Credencial Plena SESC, TotalPass, Desconto Farmácia, Licença Paternidade Estendida (15 dias). 

As pessoas interessadas na vaga deverão preencher o formulário de avaliação no período indicado através do link e anexar o currículo ao final das perguntas. Após avaliação das respostas e análise dos currículos, as pessoas selecionadas serão convidadas a participar das entrevistas.

Boa Sorte!

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