.

Museu do Futebol

Mais do que esporte, um museu da história do povo brasileiro.

Desde a sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol foi visitado por 3 milhões de pessoas, sendo um dos museus mais visitados do Brasil. Em 2017, foi indicado pela quarta vez consecutiva, por visitantes do mundo todo através do site Trip Advisor como um dos melhores museus da América do Sul.

Durante a visita à exposição, vídeos, fotografias, áudios, objetos e muita interatividade aguçam a sensibilidade, memória e imaginação de todos. É um passeio sensorial repleto de história, emoção e diversão para a todos os públicos, até mesmo os menos fãs do esporte se emocionam.

Instalado dentro de um dos mais emblemáticos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, promove exposições temporárias e itinerantes, ações e projetos educativos, diversificada programação cultural, além de ter o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, com a maior biblioteca pública especializada no esporte, banco de dados online para acesso às pesquisas e acervos do Museu.

Sua infraestrutura e projetos são reconhecidos por sua excelência no atendimento a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência e idosos. Recebeu importantes prêmios na área de educação em museus, como o Prêmio Darcy Ribeiro (IBRAM) e o Prêmio Ibermuseus, ambos pelo projeto “Deficiente Residente”, e o certificado 5 estrelas da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (2009).

O Museu do Futebol é um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. Sua gestão é feita pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.

www.museudofutebol.org.br

www.facebook.com/museudofutebol/

SERVIÇO: 
Praça Charles Miller s/n, São Paulo – SP
Estádio do Pacaembu


Contato: (11) 3664-3848. Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h.HORÁRIOS
• Terça a domingo: 09h às 17h (visitação até as 18h).
• Abertura noturna: a cada primeira terça-feira do mês, das 9h às 20h (com permanência até 21h)
• O museu não abre às segundas-feiras.
• Fechamos também nas Quartas-feiras de Cinzas e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
• Horário especial de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Informe-se na agenda do site www.museudofutebol.org.br.
INGRESSOS
Inteiro – R$ 14,00
Meia entrada – R$ 7,00
Entrada gratuita para menores de sete anos e pessoas com deficiência.
Entrada gratuita para todos às terças-feiras.
Consulte o site [https://www.museudofutebol.org.br/pagina/horarios-e-ingressos] para se informar sobre promoções, critérios de meia entrada e outras gratuidades.