O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social gestora do Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa, informa que selecionará a partir de 13 de janeiro até 19 de janeiro de 2025, profissionais para uma (1) vaga de Museólogo(a), para o Museu do Futebol. Este processo seletivo também está aberto a pessoas com deficiência. O IDBrasil reforça o seu respeito e compromisso com as diversidades e na inclusão de pessoas e grupos minorizados. Este é um espaço seguro!
Requisitos para a vaga: Ensino Superior Completo em Museologia, Ciências Humanas e Sociais ou correlatas. Desejável pós-graduação ou MBA em Museologia (caso não possua graduação em Museologia, a pós-graduação na área será obrigatória). Registro profissional no COREM4R – Conselho Regional de Museologia da 4ª Região. Nível intermediário de proficiência no Inglês.
Atividades a serem desenvolvidas:
- Desenvolver processos, implantar e aplicar metodologias de salvaguarda, orientando e acompanhando os procedimentos relacionados ao mapeamento de referências patrimoniais e ao fluxo do acervo (entrada, aquisição, empréstimo, saída, catalogação, entre outros), atentando para os direitos autorais e de personalidade envolvidos e mantendo atualizados os registros no banco de dados;
- Atender as orientações e modelos definidos pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM) da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa quanto à elaboração de planos e relatórios, assim como a legislação vigente referente a acervos materiais e digitais;
- Desenvolver projetos de pesquisa do acervo que auxiliem a elaboração de exposições, ações educativas, conteúdos para divulgação ou que resultem em peças documentais como catálogos, artigos e vocabulários controlados;
- Auxiliar a Coordenação do Centro de Referência, a Diretoria Técnica e a Assessoria Museológica no desenvolvimento e/ou atualização do Plano Museológico, da Política de Acervo, da Política de Direitos Autorais e Conexos, Plano de Gestão de Banco de Dados, Política de Preservação Digital, Política de Conservação de acervos e objetos materiais em exposição, dentre outros documentos base para a operacionalização correta da documentação museológica e tratativas de acervo;
- Estruturar rotinas e fluxos de gestão de acervos museológicos e objetos materiais em exposição no museu, bem como em suas exposições e atividades correlacionadas;
- Desenvolver instrumentos de avaliação de acervos e objetos em exposição, visando a salvaguarda correta, a execução de verificação semanal do estado de conservação dos objetos e a gestão de movimentação (incluindo mapeamento topográfico, registros de dados em contextos de empréstimo, fotografação e registro de estado de conservação);
- Planejar, preparar e executar processos de controle ambiental nas áreas expositivas e áreas de guarda;
- Acompanhar planejamento, pré-produção, montagem e desenvolvimento das exposições, bem como o desenvolvimento de seus conteúdos, em conjunto com as áreas internas do IDBrasil e/ou parceiros e fornecedores externos;
- Elaboração de laudos de estado de conservação de obras;
- Higienização preventiva de objetos materiais em exposição e monitoramento de condições ambientais;
- Trabalhar em parceria com o setor de Exposições e Programação Cultural na montagem fina de acervos à mostra, atualizações necessárias à exposição de longa duração, e demais tarefas correlatas;
- Realizar estudos, pareceres e outras ações relacionadas à ampliação qualificada do acervo, bem como no acompanhamento de empréstimos, transporte, contratação de seguro, acondicionamento e realização de laudos de acervos de terceiros sob guarda temporária do museu;
- Orientar membros da equipe nas ações de preservação, documentação, pesquisa e salvaguarda do acervo, auxiliando a diretoria na gestão dos processos de trabalho;
- Acompanhar a diretoria em visitas a instituições culturais e/ou de pesquisa, bem como acompanhar a equipe em viagens ou quaisquer deslocamentos realizados para os fins de pesquisa e prospecção de acervos e projetos;
- Elaborar materiais de orientação técnica no campo da documentação e salvaguarda de acervos a fim de suprir necessidades trazidas pelo SISEM-SP – Sistema Estadual de Museus de São Paulo no que diz respeito a aprimoramento das orientações técnicas destinadas a museus, profissionais de museus, colecionadores, instituições e/ou coletivos integrantes da rede temática na qual o museu participe;
- Atuar em ações de cooperação técnica e formativas no âmbito do Programa Conexões Museus SP;
- Promover a interlocução com o Assessor de Museologia para apoio às demais diretorias; Executar outras atividades afins ou correlatas, de acordo com as necessidades ou por solicitação da coordenação, assessoria ou diretoria.
Local de trabalho: Praça Charles Miller e Estação da Luz – São Paulo/SP.
Regime de contratação: CLT – Efetivo
Horário de trabalho: Segunda a sexta-feira das 9h às 18h (1h de intervalo para descanso).
Salário: R$ 6.178,98 / Benefícios: Vale Refeição/Vale Alimentação, Assistência Médica e Odontológica, Auxílio Creche, Credencial Plena SESC, Folga aniversário (Day off), Desconto Farmácia (VidaLink), Licença paternidade estendida (15 dias) TotalPass e Vale Transporte.
Processo Seletivo: As pessoas interessadas na vaga deverão preencher o formulário de candidaturas através do link e anexar o currículo ao final das perguntas. Após avaliação das respostas e análise dos currículos, as pessoas selecionadas serão convidadas para participar das entrevistas.
Boa sorte!